quarta-feira, 27 de julho de 2011

Senhora

Senhora - José de Alencar
Aurélia vive em um tempo no qual casamentos arranjados através de dotes são comuns. Aos 19 anos precocemente amadurecida pela desilusão, ela decide lutar contra isso. Para tanto, tenta reaver o amor de Fernando, que ela perdera para outra moça, menos bela, porém naquela ocasião menos rica.

Um grande romance romântico brasileiro do maravilhoso escritor José de Alencar publicado em 1875. Várias provavelmente já ouviram falar de tal livro, um clássico da literatura.
Para muitos é um livro chato, afinal há uma descrição de tudo feita maravilhosamente bem, para quem gosta de livros descritivos, como eu, esse livro é incrível. Além de ser um romance do século XIX, ou seja, é uma linguagem mais polida e muitas vezes é necessário ler com atenção.
O livro faz uma grande crítica ao casamento por interesse e a discutível moral burguesa da época. É dividido em 4 partes que correspondem às etapas de uma transação comercial: Preço - Quitação - Posse - Resgate.
Mesmo sendo um romance, não é um comum. Aurélia não é a heroína típica da época, ela fazia coisas que normalmente as mulheres não faziam, ela comia, o que era meio difícil acredite; ela conhecia de negócios; tinha muitas vezes atitudes masculinas com Fernando; e era dona de si mesma. Já Fernando também possui algumas características pouco comuns, ele é um heroi, mas precisa aprender a ser; possuía um caráter volúvel, mas muita honra; aprende a valorizar os sentimentos e menospreza o valor do dinheiro; e acaba deixando transparecer valores que já possuía, ou seja, é um personagem redondo, complexo.
José de Alencar faz uma narrativa fascinante, na qual, no final, o verdadeiro amor termina por se revelar e vencer, é claro, como um romance romântico.
É uma ótima leitura e também muito pedido em vestibulares, e ler o livro é mil vezes melhor do que ler um resumo, é só lendo que é possível formar uma opinião. Sei que é uma leitura cansativa, eu mesma o li, mas é simples, não tente ler tudo de uma vez leia aos poucos. Ao final você passa a imaginar e sonhar com um amor como esse.

0 comentários: